© 2016 por Jane Preis Sella.

CLÍNICA AVANÇADA DE OTORRINOLARINGOLOGIA

caomaringa@yahoo.com


Tel: (44) 3266  -1819

      (44) 99852-1819

Cirurgia de Ronco e Apneia

       Grande parte da população de crianças e adultos normais ronca pelo menos ocasionalmente. Entretanto, esse ronco pode ser patológico e estar associado à apneia.

      Crianças e adultos com apnéia do sono podem não melhorar com tratamento clínico. Uma outra forma de tratamento do ronco e da apnéia é o tratamento cirúrgico.O principal objetivo é finalizar a apneia.

Nas crianças, a cirurgia da apnéia do sono compreende na maior parte das vezes a cirurgia de remoção das adenóides (adenoidectomia) e cirurgia de remoção das amígdalas (amigdalectomia), quando as mesmas são as responsáveis pela apnéia. Um único episódio de apnéia por hora de sono já é considerada indicação absoluta para o procedimento cirúrgico nas crianças.

        Nos adultos, muitas vezes a cirurgia é indicada para melhorar as condições do paciente, mesmo que não cesse a apnéia, de modo que o mesmo se adapte melhor ao tratamento clínico com CPAP.

       Nos adultos, a cirurgia da apnéia do sono pode compreender uma série de cirurgias para a correção de alterações anatômicas que favoreçam a apnéia; como a cirurgia na rinite (turbinectomia/turbinoplastia), cirurgia de correção do desvio de septo (septoplastia), cirurgia de remoção das amigdalas (amigdalectomia) e cirurgia de correção da úvula ("campainha da boca") e do palato mole ("céu da boca") (uvulopalatoplastia).

       A cirurgia deve ser realizada por médico especialista, em centro cirúrgico de hospital. A anestesia empregada é a geral, na qual o paciente dorme e não sente nenhuma dor durante o procedimento.

Ela é realizada através da boca ou do nariz, sem incisões na pele. Não há a necessidade de curativos ou remoção de pontos.