© 2016 por Jane Preis Sella.

CLÍNICA AVANÇADA DE OTORRINOLARINGOLOGIA

caomaringa@yahoo.com


Tel: (44) 3266  -1819

      (44) 99852-1819

 RINOPLASTIA-

PLÁSTICA DO NARIZ

       A desarmonia facial decorrente de um nariz torto ou grande pode ser responsável por baixa autoestima, timidez e outros distúrbios psicológicos. A cirurgia plástica do nariz permite a modificação do aspecto estético facial, devolvendo ao paciente todo seu potencial.

       "Rinoplastia" é o nome dado a cirurgia plástica de nariz. Sofreu modificações ao longo do tempo,  podendo  ser realizada de várias maneiras  modificando diversos aspectos do nariz.

       Atualmente a Rinoplastia,  busca resultados cada vez mais naturais e funcionais, adequando a forma do nariz às características faciais de cada indivíduo, ao contrário da rinoplastia antiga, que sempre objetivava a redução do arcabouço nasal, criando um nariz pequeno e arrebitado, nem sempre em harmonia com o rosto do paciente – o famoso “nariz de plástica”.

        Na rinoplastia atual, pode-se: refinar a ponta nasal, aumentar ou diminuir a projeção do nariz, encurtar um nariz muito longo, equilibrar a relação entre o dorso e a ponta nasal, corrigir a queda da ponta nasal, rebaixar e recompor o dorso nasal, corrigir o desvio de septo, estreitar a base óssea do nariz, tratar a função respiratória, corrigir sequelas de traumatismos, diminuir o tamanho das narinas, além de melhorar a forma de um nariz previamente operado.

           Entretanto, antes da cirurgia propriamente dita, é fundamental que todos os anseios do paciente sejam entendidos pelo cirurgião e que as limitações da técnica cirúrgica sejam conhecidas pelo paciente.

           Não existe um nariz perfeito, um molde único. Cada paciente merece uma avaliação individualizada, de forma que o resultado se aproxime o máximo possível daquilo que foi previamente comb

          As técnicas atuais permitem pós operatórios bem tolerados (sem tamponamento nasal), com retorno às atividades habituais após uma semana da cirurgia.

          Os resultados estéticos iniciais podem ser vistos em aproximadamente 30 dias, após a redução do inchaço e desaparecimento dos hematomas. Os resultados definitivos aparecem após 6 meses.

  • A cirurgia plástica do nariz (rinoplastia) é indicada em mulheres e homens para melhorar a forma e a função do nariz

  • Geralmente, a idade recomendada é a partir de 17 anos.

  • A anestesia local associada a anestesia geral é a mais utilizada.

  • A duração da cirurgia plástica do nariz (rinoplastia) é cerca de 3 a 5 horas.

  • O tempo de internação é em torno de 12 horas. Normalmente, o paciente é liberado no mesmo dia.

  • Os pontos de dentro do nariz são absorvíveis e não precisarão ser retirados. Caso sejam necessários pontos externos, os mesmos serão retirados 5 a 7 dias após a cirurgia.

  • As complicações pós-operatórias são raras. Dentre elas podemos citar: hematoma, infecção, alterações cicatriciais, etc.

  • As cicatrizes ficam escondidas dentro do nariz. Entretanto, em alguns casos, cicatrizes externas também podem existir na região entre as narinas (columela) e nos sulcos das asas nasais pós alectomia. De qualquer forma, as cicatrizes tornam-se bastante discretas ao final de 6 a 12 meses. O resultado da nova forma do nariz também deve ser considerado a partir deste período.