© 2016 por Jane Preis Sella.

CLÍNICA AVANÇADA DE OTORRINOLARINGOLOGIA

caomaringa@yahoo.com


Tel: (44) 3266  -1819

      (44) 99852-1819

EXAMES DO OUVIDO

.

 

Exames Diagnósticos da Audição

  • Avaliação completa da audição.

  • Encaminhamento para aparelhos auditivos.

 

Audiometria e Imitanciometria

Exame da área fonoaudiológica que avalia a audição. Possui papel fundamental no diagnóstico, localizando e identificando o distúrbio, quantificando o grau de perda auditiva.

A indicação do exame é feita a pedido médico aos pacientes com queixas de perda auditiva, zumbido e/ou tonturas.

Este exame é realizado em adultos e crianças.

A audiometria é um exame realizado no interior de uma cabine, por uma fonoaudióloga. O resultado é expresso em um audiograma, que é um gráfico que revela as capacidades auditivas do paciente.

  Importante teste que permite a medição da audição periférica, através da obtenção dos limiares auditivos aéreos e ósseos.

        Fornece diagnóstico, controla a evolução dos tratamentos otológicos, indispensável para a seleção e adaptação de próteses auditivas, monitoramento a audição de indivíduos expostos a ruído e quando se suspeita de qualquer problema relacionado a comunicação.

BERA ou  PEATE:  Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico

       Pesquisa de potenciais auditivos de tronco cerebral. Potencial Evocado de Tronco Encefálico – Auditory Brainstem Response (ABR) – Audiometria de Tronco Cerebral: Exame que permite avaliar as vias auditivas (nervos auditivos) até o tronco cerebral. Realizado em crianças e adultos, e realizado por meio de eletrodos colados à pele.


       Em adultos não há preparo, mas é imprescindível apresentar Exame Audiométrico recente (audiometria/6 meses)

       Procedimento não invasivo e indolor.
Nos bebês e em crianças pequenas é realizado preferencialmente durante o sono natural.

 

.

 

 

Imitanciometria     

Neste exame, uma pequena sonda é posicionada de forma indolor, na entrada do conduto auditivo externo do paciente. Dois tipos de testes são realizados : A Timpanometria (que avalia a complacência da orelha média, ou seja, a condutância sonora das estruturas das orelhas externa e média), e o Reflexo Estapédico (que avalia a integridade do arco reflexo estapediano e, por conseqüência, de forma indireta, as estruturas das orelhas média e interna, nervo auditivo e tronco cerebral). É de extrema utilidade para o diagnóstico das otites catarrais crônicas em crianças.

 

 

 

Exames Diagnósticos do Labirinto

       - Investigação computadorizada das doenças relacionadas aos sintomas de labirintite como tonturas e vertigens.

        - Vecto-eletronistagmografia com pesquisa de Dix-Hallpike.

Uma das queixas otoneurológicas mais comuns é a vertigem relacionada com determinadas posições da cabeça e/ou corpo, denominada Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB).

Devido ao deslocamento de cristais de otólitos existentes dentro do labirinto as tonturas aparecem em alguns movimentos específicos de cabeça e/ou corporal.